Os desafios colocados pelos fenómenos cindínicos atuais, não só à escala nacional, mas também à escala internacional, têm trazido para primeiro plano a necessidade das pessoas se prepararem para lidar com fenómenos sociais e ambientais excecionais. É por isso que o tema “Riscos” tem vindo a ganhar relevância no currículo português, sendo um conteúdo de abordagem obrigatória, a que todas(os) as(os) estudantes deverão ter acesso. Os princípios estruturantes do desenho curricular têm vindo a assentar numa estratégia inclusiva, de forma que as gerações de jovens estudantes possam beneficiar de uma preparação comum, transversal e interventiva, face aos múltiplos desafios colocados pelo mundo atual.

Neste sentido, a RISCOS decidiu dedicar o XVI Encontro Nacional de RISCOS ao tema “Educação para o Risco: Práticas e Projetos”, juntando-se à efeméride de celebração dos 30 anos do PROSEPEPROjeto de Sensibilização e Educação da População Escolar.

A partir deste encontro entre investigadoras/es, professoras/es, estudantes, agentes educativos e sociedade civil, pretende-se:

  • Refletir sobre o papel da escola portuguesa no domínio da educação para o risco;
  • Colocar em diálogo várias/os agentes educativos que representem perspetivas educativas diferenciadas;
  • Dar a conhecer práticas educativas a várias escalas (sala de aula, grupo disciplinar, escola) sobre a temática da educação para o risco;
  • Fazer um balanço das três décadas de funcionamento do projeto PROSEPE;
  • Projetar o futuro da educação para o risco a partir das aprendizagens realizadas com o PROSEPE.