Decorrerá na sexta-feira, dia 10/11/2023, na Biblioteca do Colégio de São Jerónimo, da Universidade de Coimbra, com duas sessões, uma de manhã (90:30 – 12:00) e outra à tarde (15:00 – 17:30), sendo apenas necessário a participação numa dela.
O workshop é de participação obrigatória para os professores inscritos no curso de formação.
Visualização do filme no âmbito da “Cidadania e Desenvolvimento“:
Crianças Invisíveis (All The Invisible Children)
Projeto de uma organização italiana, apoiado pela Unicef e pela FAO. Atravessa as territorialidades da infância em diferentes regiões do mundo, com os seus riscos e vulnerabilidades, da metrópole São Paulo à China contemporânea; da Sérvia às crianças-soldado na África Subsariana; de Nova Iorque a Nápoles.
Crianças Invisíveis é composto por sete segmentos distintos e dirigidos por sete diretores, cada um representando uma nação ou diferente região do mundo: Mehdi Charef (África), Emir Kusturica (Sérvia-Montenegro), Spike Lee (Estados Unidos), Kátia Lund (Brasil), Jordan Scott & Ridley Scott (Reino Unido), Stefano Veneruso (Itália) e John Woo (China). Reconhecidos pela crítica internacional, os cineastas compartilham a visão que possuem em relação à causa das crianças, buscando emocionar o público mundial, na tentativa de ressaltar na consciência de todos, a importância das questões abordadas, com foco para qual o “destino” das crianças como resultado da pobreza, da guerra (civil) e da opressão, promovendo um forte apelo universal pelos direitos das crianças.